Viscossuplementação Articular

viscossuplementacao-articular

A Viscossuplementação Articular é uma técnica de intervenção que consiste na aplicação intra-articular de ácido hialurónico para o tratamento de lesões da cartilagem e osteoartrose.

A lógica científica relaciona-se com o restabelecimento de quantidade e qualidade adequada de ácido hialurónico ao nível da articulação, quer na cartilagem (saudável, é constituída por cerca de 80% de ácido hialurónico) quer no próprio líquido sinovial, aumentando fenómenos físicos de absorção de choques e lubrificação, assim como controlo de agravamentos inflamatórios.

Este tratamento permite reduzir a dor, rigidez e inchaço, adiando a necessidade de uma intervenção cirúrgica ao nível das articulações e diminuindo o desconforto.

MARCAÇÃO DE CONSULTA

Equipa especializada em Viscossuplementação Articular

Focando a sua atenção na qualidade da avaliação clínica, a equipa da FISIOGlobal trabalha diariamente para proporcionar a cada utente a resposta mais adequada à sua condição, com a máxima qualidade e eficácia.

Esta forma de estar só é possível graças à combinação de uma equipa de trabalho interdisciplinar e altamente qualificada, com as mais recentes e distintas técnicas de intervenção na área da reabilitação, exercício clínico e bem-estar.

#

José Luís Carvalho
Medico especialista em Medicina Física e de Reabilitação, com especialização em Medicina…

Ler mais… ›

Perguntas Frequentes sobre Viscossuplementação Articular

Sim, a Viscossuplementação é uma intervenção minimamente invasiva em que é aplicado ácido hialurónico por injeção na articulação, de forma a aliviar a dor relacionada com a artrose.

O Ácido Hialurónico é um conjunto de moléculas de açúcar que existe naturalmente no nosso corpo, nomeadamente, nas articulações, lubrificando-as e permitindo o seu correto funcionamento.

A utilização da viscossuplementação é geralmente feita para tratar a osteoartrite, mas a técnica também pode ser eficaz noutros tipos de artrite, como a artrite reumatóide. Normalmente, o recurso a esta intervenção ocorre quando outros tratamentos, por exemplo com corticóides, não foram eficazes.

A injeção com ácido hialurónico não produz efeitos imediatos. Sentirá melhorias ao longo das semanas seguintes, sendo que o alívio dos sintomas poderá durar vários meses.