
Foi em Dezembro passado, que a nossa equipa realizou a formação “Visão num contexto de Saúde Integral”, dirigida pela Sport Vision Specialist Patrícia Rodrigues.
Uma formação que surge da necessidade da equipa em evoluir e aprofundar o conhecimento numa área pouco abordada na fisioterapia: a visão.
Um momento pautado por dois grandes objetivos:
– Aumentar o reportório de estratégias tanto na reabilitação como no aumento da performance.
Há cada vez mais evidência científica que sustenta que, após uma lesão (principalmente membro inferior), ficamos muito dependentes do sistema visual para todas as tarefas, até mesmo as básicas como caminhar. Tal não é expectável, na medida em que, caminhar deve ser um padrão automático e o feedback visual é necessário para recolher a informação do que nos rodeia. Se pensarmos no desporto, se o atleta estiver preocupado onde vai colocar o pé a correr e não observar o que se passa com a restante equipa e adversários, a sua performance estará diminuída. Se estou preocupado em observar o meio ambiente e não tenho automatizado os meus padrões motores, favoreço um maior risco de lesão.
– Aprender realizar testes simples para a função ocular e, deste modo, saber despistar se as dores/disfunções podem advir do sistema visual. Se sim, saber quando reencaminhar para os profissionais competentes.
