Sónia Silva
Incontinência Urinária
Vejo como eu estava depois da cirurgia, ou até mesmo antes da cirurgia, e como estou agora, e sei que estes passos estão a dar resultado, estes passos pequeninos para mim são umas grandes vitórias.
A incontinência urinária não é uma causa… é a consequência!
Após várias intervenções cirúrgicas para resolver um caso de incontinência urinária de esforço, que resultou de um parto traumático, a Sónia foi aconselhada a recorrer à fisioterapia uroginecológica para continuar a tratar esta disfunção.
Como diz a Dr.ª Maria João, este é um processo longo e delicado que vai evoluindo com “passinhos de bebé”.
No tratamento da Sónia, foram aplicadas várias técnicas, desde logo, gestão dinâmica de pressão, por forma a oferecer ao pavimento pélvico e ao complexo abdomino-lombo-pélvico a capacidade de gerir pressão. Foram também aplicadas técnicas de terapia manual e punção seca para eliminar pontos gatilho ativos e aderências causadas pelas cicatrizes e foi ainda utilizada a radiofrequência para vascularizar todos os tecidos endopélvicos.
Além destas técnicas, a Sónia passou ainda por um importante processo de mudança comportamental nos seus hábitos de micção e evacuação e por um reajuste da sua postura laboral e dos gestos desportivos.
Hoje, a Sónia diz haver dias em que já nem se lembra que tem perdas de urina… E só ouvindo este testemunho podemos compreender como isso pode significar uma mudança com um impacto não forte e tão positivo na vida de alguém.
Parabéns por este incrível percurso, Sónia e obrigado por confiar em nós! Continuamos juntos.