1.1 O que é a Reeducação Postural Global (RPG)?
A Reeducação Postural Global é um método de avaliação e tratamento no âmbito da fisioterapia. Proporciona um tratamento individual, ativo e progressivo, possibilitando uma diminuição da dor, correções posturais e estéticas, melhoria da consciência corporal, bem como maior flexibilidade, bem-estar e autoestima. É indicado para todas as faixas etárias. Não procura apenas tratar a dor, mas também encontrar um melhor equilíbrio e harmonia corporal, no sentido de prevenir problemas futuros.
Desenvolvido por Phillipe Souchard, esta técnica especializada preconiza a utilização de posturas específicas de trabalho para o alongamento de músculos organizados em cadeias neuromusculares 1 , 2.
O autor baseou a atuação da RPG em três princípios elementares: a individualidade, na qual cada ser humano sente e reage de forma diferente; causalidade, pelo que a verdadeira causa do problema pode estar distante do sintoma; globalidade, pelo que não se tratam partes isoladas, mas sim o corpo como um todo 3.
A RPG atua através da realização de posturas ativas, isotónicas excêntricas dos músculos da estática, com manutenção dos músculos dinâmicos, sempre em descoaptação (mobilização) articular e, progressivamente, cada vez mais global 4.
1.2 Para que serve?
O tratamento em RPG é realizado com a intenção de atuar no conjunto de cadeias musculares, de modo que os músculos estáticos sejam alongados, enquanto que os dinâmicos devem ser contraídos. Partindo da consequência até a causa do problema, procura reencontrar a boa morfologia corporal e solucionar os problemas que com esta se relacionam.
O objetivo desta metodologia de tratamento é tratar patologias que requerem a intervenção no âmbito da fisioterapia 5.
1. 3 Em que casos é recomendada?
De acordo com Souchard, a RPG: corrige a morfologia, agindo sobre a estrutura do músculo estriado; age sobre as tensões neuromusculares, introduzindo um trabalho essencialmente mais ativo, mais global e de maior qualidade; age igualmente sobre o transmissor psicossomático 3,6. Atua assim em problemas morfológicos e posturais (escoliose, lordose, cifose,…), problemas articulares (fasceíte plantar, artrose, tendinite, fibromialgia,…), problemas pós-traumáticos (fraturas, entorses, recuperação pós cirúrgica,…), problemas respiratórios (asma, bronquite,…) e neurológicos (hérnias discais, compromisso do nervo ciático,…)
Vários estudos demonstram benefícios do método na melhora da força muscular respiratória, expansibilidade torácica, mobilidade toracoabdominal e da pressão respiratória máxima. Atua ainda na redução da dor e da perda de urina em mulheres incontinentes, melhora da flexibilidade, da atividade eletromiográfica nas disfunções temporomandibulares e da estabilidade postural em alterações ortopédicas de membros inferiores 6.
1.4 A quem se destina?
Indivíduos com 7,8,9:
- Alterações Posturais – aumento/apagamento das curvas da coluna vertebral, escoliose, joelho varo/valgo, pés planos/cavos;
- Patologia Neurológica;
- Problemas Articulares;
- Problemas Musculares;
- Problemas Pós-traumáticos;
- Problemas Respiratórios;
- Problemas do Pavimento Pélvico;
Um abraço da sua equipa multidisciplinar
A FISIOGlobal
– Artigo escrito pelo Ft. Vítor Pinto
Referências Bibliográficas
1 – Efeitos do Programa Escola de Postura e Reeducação Postural Global sobre a amplitude de movimento e níveis de dor em pacientes com lombalgia crônica. (2016). Revista Andaluza de Medicina del Deporte, 23 – 28.
2 – Rosário, J. L., Sousa, A. d., Cabral, C. M., João, S. M., & A. P. (2007). Reeducação postural global e alongamento estático segmentar na melhora da flexibilidade, força muscular e amplitude de movimento: um estudo comparativo. FISIOTERAPIA E PESQUISA.
3 – Moreno, M. A., Catai, A. M., Teodori, R. M., Borges, B. L., Cesar, M. d., & Silva, E. d. (2007). Efeito de um programa de alongamento muscular pelo método de Reeducação Postural Global sobre a força muscular respiratória e a mobilidade toracoabdominal de homens jovens sedentários*. J Bras Pneumol, 679 – 686.
4 – Vinicius Fernandes Barrionuevo Gil, M. J. (2011). Lombalgia durante a gestação: eficácia do tratamento com Reeducação Postural Global (RPG). Fisioterapia e Pesquisa, 164-170.
5 – Moreno, M. A., Catai, A. M., Teodori, R. M., Borge, B. L., R. S., & Silva, E. d. (2008). Adaptações do sistema respiratório referentes à função pulmonar em resposta a um programa de alongamento muscular pelo método de Reeducação Postural Global. Fisioterapia e Pesquisa, 11 – 15.
6 – Rosana M. Teodori, J. R. (2011). Reeducação postural global: uma revisão da literatura. Revista Brasileira de Fisioterapia, 185 – 189.
7 – Fozzatti, M. C., Palma, P., Herrman, V., & Dambros, M. (2008). Impacto da Reeducação Postural Global no Tratamento da Incontinência Urinária de Esforço Feminina. Rev Assoc Med Bras 2008, 17 – 18.
8 – Rossi, L. P., Brandalize, M., & Gomes, A. R. (2011). Efeito agudo da técnica de reeducação postural global na postura de mulheres com encurtamento da cadeia muscular anterior. Fisioter Movimento, 255 – 263.
9 – Silva, F. P., Martinello, M., Medeiros, D. L., Schwertner, D. S., & Ries, L. G. (2015). Reeducação postural global em um adulto com paralisia cerebral: um estudo de caso. Fisioterapia Pesquisa, 90 – 96.