Reabilitação Vestibular

A reabilitação vestibular é um tratamento especializado e não invasivo, que visa os distúrbios vestibulares primários e secundários. Baseia-se na neuroplasticidade do sistema nervoso central (SNC) e a utilização de exercícios para o restabelecimento e manutenção do equilíbrio corporal para reduzir quadros de vertigem, tonturas, instabilidade do olhar, desequilíbrio e quedas. A reabilitação vestibular deve ser individualizada para cada utente de acordo com a origem dos seus sintomas.

O equilíbrio é a função que permite manter correta a postura e a orientação do corpo humano. Assim, as perturbações do equilíbrio, como a vertigem, tonturas e/ou desequilíbrio, são frequentemente associadas a estados de ansiedade, redução da capacidade funcional e possibilidade de quedas.

Por forma a diminuir o desconforto e a probabilidade de ocorrência de lesão, os maiores centros de pesquisa mundiais indicam a reabilitação vestibular como resposta eficaz e segura para avaliação e tratamento dos distúrbios relacionados com o sistema vestibular (situado no ouvido interno) e outros sistemas neurológicos intimamente ligados a este.

Através de exercícios específicos e individualizados, com base nas guidelines de instituições mundiais de referência como a Vestibular Disorders Association (EUA), o Instituto Brasileiro de Fisioterapia Vestibular e Equilíbrio (Brasil) ou a Bárány Society (Suécia), é potenciada a capacidade de compensação do sistema nervoso central, proporcionando uma melhora dos sinais e sintomas e, consequentemente, da qualidade de vida do utente.

A reabilitação vestibular é aconselhada no tratamento da síndrome de Ménière, labirintite, vertigens, tonturas, náuseas e desequilíbrio.

Na FISIOGlobal, contamos com fisioterapeutas com formação especializada na área da reabilitação vestibular pelo Instituto Brasileiro de Fisioterapia Vestibular e Equilíbrio.

MARCAÇÃO DE CONSULTA

Equipa especializada em Reabilitação Vestibular

Focando a sua atenção na qualidade da avaliação clínica, a equipa da FISIOGlobal trabalha diariamente para proporcionar a cada utente a resposta mais adequada à sua condição, com a máxima qualidade e eficácia.

Esta forma de estar só é possível graças à combinação de uma equipa de trabalho interdisciplinar e altamente qualificada, com as mais recentes e distintas técnicas de intervenção na área da reabilitação, exercício clínico e bem-estar.

#

Hugo Cruz

Licenciado em Fisioterapia (ESS-IPP), Master em Técnicas Osteopáticas do Aparelho Locomotor pela Universidade Pontifícia de Salamanca…

Ler mais… ›

Perguntas Frequentes de Reabilitação Vestibular

A reabilitação vestibular é um tratamento especializado e não invasivo, que visa os distúrbios vestibulares primários e secundários. Baseia-se na neuroplasticidade do sistema nervoso central (SNC) e a utilização de exercícios para o restabelecimento e manutenção do equilíbrio corporal para reduzir vertigem e tonturas, instabilidade do olhar e desequilíbrio e quedas. A reabilitação vestibular deve ser individualizada para cada paciente de acordo com a origem dos seus sintomas.

A reabilitação vestibular é indicada em lesões vestibulares periféricas (sobretudo os défices vestibulares periféricos unilaterais, de que são exemplos as nevrites vestibulares e as labirintites), défices vestibulares bilaterais, défices multissensoriais do idoso, síndromes vestibulares centrais, vertigens psicogénicas, vertigens posicionais (VPPB e vertigens posicionais centrais), vertigens visuais e cinetose.

Utentes acometidos com patologias vestibulares frequentemente apresentam sintomatologia de vertigem, tontura, distúrbios visuais e/ou desequilíbrio, sendo estas as principais

consequências clínicas que a reabilitação visa resolver. Seguramente conhece alguém que já tenha relatado tontura intensa quando se deita na cama, quando anda de elevador ou por exemplo quando mexe o pescoço. São apenas 3 exemplos, de muitos outros que existem, que expressam o impacto que um défice do sistema vestibular pode ter. Por vezes a sensação de tontura e desequilíbrio é tão acentuada que o utente receia realizar atividades simples do dia-a-dia como sair de casa e conduzir.

Distúrbios vestibulares primários e secundários podem diminuir a qualidade de vida e afetar todas as esferas da vida quotidiana, para além de contribuírem para transtornos emocionais, como ansiedade e depressão, e levarem à adoção de um estilo de vida sedentário, a fim de evitar episódios ou o agravamento de tonturas e desequilíbrios.