Punção Seca Ecoguiada (Ultrasound-Guided Dry Needling)

A síndrome de dor miofascial é tida como a causa mais frequente de dor músculo-esquelética. A punção seca ecoguiada é das intervenções mais eficazes neste âmbito.

Em casos de dor músculo-esquelética é fundamental verificar se estamos na presença da síndrome miofascial, já que esta é altamente prevalente por exemplo em casos de dor orofacial (cefaleias tensionais, dor temporomandibular), dor cervical, torácica ou lombar, dor pélvica, dor no ombro, cotovelo, anca, joelho e pé.

O termo dor miofascial é utilizado para descrever uma condição clínica específica de dor muscular regional, muito frequentemente associada à presença de um ou mais pontos dolorosos, que nessas circunstâncias são denominados pontos-gatilho. A dor é profunda e mal localizada, e habitualmente não tem causa conhecida (por ex. uma tendinite ou uma bursite). Regra, estão associadas alterações motoras, sensoriais e autonómicas, justificando-se desta forma o termo “síndrome miofascial”, e que pode ser abordado com a Fisioterapia Invasiva, por exemplo com a técnica de Punção Seca, onde se utiliza uma agulha para abordar de forma milimétrica a área hipersensível presente num músculo (comumente apelidada de ponto gatilho). Uma vez mais por questões de segurança e eficácia na generalidade dos casos, a técnica é realizada com controlo ecográfico.

MARCAÇÃO DE CONSULTA

Casos clínicos

Aplicação da punção seca ecoguiada em caso de artrose do joelho e lesão do menisco – Conceição Ferreira

Aplicação da punção seca ecoguiada em caso de espondilite anquilosante – Nuno Vitó

Equipa especializada em Punção Seca Ecoguiada (Ultrasound-Guided Dry Needling)

Focando a sua atenção na qualidade da avaliação clínica, a equipa da Fisioglobal trabalha diariamente para proporcionar a cada utente a resposta mais adequada à sua condição, com a máxima qualidade e eficácia.

Esta forma de estar só é possível graças à combinação de uma equipa de trabalho interdisciplinar e altamente qualificada, com as mais recentes e distintas técnicas de intervenção na área da reabilitação, exercício clínico e bem-estar.

#

Ricardo Amorim
Licenciado em Fisioterapia, mestre em treino de alto rendimento desportivo, pós graduado em fisioterapia invasiva, osteoetiopata…

Ler mais… ›

Perguntas Frequentes sobre Punção Seca Ecoguiada (Ultrasound-Guided Dry Needling)

Deve combinar-se sempre com outras estratégias terapêuticas. Existe uma razão para a existência da síndrome de dor miofascial. A punção seca ecoguiada elimina a área sensível a nível muscular, mas não corrige a razão pela qual se instalou a síndrome, pelo que o recurso a outras estratégias é obrigatório. Essas estratégias podem passar pela correção de hábitos diários como a nutrição, higiene de sono, níveis de atividade física entre outros.

Não é indolor, apesar de existirem áreas onde o utente praticamente não sente desconforto durante a intervenção. O facto de ser realizada com ecografia em tempo real, permite uma intervenção altamente minuciosa o que permite diminuir o desconforto sentido durante a sessão e pós sessão.

Depende do caso clínico. Por vezes basta apenas uma intervenção para se iniciar melhoria do quadro ou por vezes resolução total. Existem casos onde são necessárias mais intervenções.

Não. A decisão de se usar esta técnica no tratamento de dor músculo-esquelética está totalmente dependente da avaliação realizada, onde se devem recolher dados subjectivos e objectivos que garantam a presença de síndrome de dor miofascial.