Punção Seca Ecoguiada (Ultrasound-Guided Dry Needling)
A síndrome de dor miofascial é tida como a causa mais frequente de dor músculo-esquelética. A punção seca ecoguiada é das intervenções mais eficazes neste âmbito.
Em casos de dor músculo-esquelética é fundamental verificar se estamos na presença da síndrome miofascial, já que esta é altamente prevalente por exemplo em casos de dor orofacial (cefaleias tensionais, dor temporomandibular), dor cervical, torácica ou lombar, dor pélvica, dor no ombro, cotovelo, anca, joelho e pé.
O termo dor miofascial é utilizado para descrever uma condição clínica específica de dor muscular regional, muito frequentemente associada à presença de um ou mais pontos dolorosos, que nessas circunstâncias são denominados pontos-gatilho. A dor é profunda e mal localizada, e habitualmente não tem causa conhecida (por ex. uma tendinite ou uma bursite). Regra, estão associadas alterações motoras, sensoriais e autonómicas, justificando-se desta forma o termo “síndrome miofascial”, e que pode ser abordado com a Fisioterapia Invasiva, por exemplo com a técnica de Punção Seca, onde se utiliza uma agulha para abordar de forma milimétrica a área hipersensível presente num músculo (comumente apelidada de ponto gatilho). Uma vez mais por questões de segurança e eficácia na generalidade dos casos, a técnica é realizada com controlo ecográfico.
Equipa especializada em Punção Seca Ecoguiada (Ultrasound-Guided Dry Needling)
Focando a sua atenção na qualidade da avaliação clínica, a equipa da Fisioglobal trabalha diariamente para proporcionar a cada utente a resposta mais adequada à sua condição, com a máxima qualidade e eficácia.
Esta forma de estar só é possível graças à combinação de uma equipa de trabalho interdisciplinar e altamente qualificada, com as mais recentes e distintas técnicas de intervenção na área da reabilitação, exercício clínico e bem-estar.