Nutrição Clínica

A consulta de Nutrição faz parte das especialidades que disponibilizamos porque acreditamos que a alimentação tem um impacto direto na saúde e nas doenças. Não é à toa que tantas vezes ouvimos a expressão “somos o que comemos”. Além de contribuir para a perda ou aumento de peso, que são as associações mais comuns, o que comemos vai influenciar muitos outros fatores no nosso organismo, como os níveis de colesterol, a tensão arterial e a prevenção/risco de doenças cardiovasculares.

Assim, defendemos que uma boa educação alimentar, além de permitir a manutenção de um peso saudável ao longo do tempo, irá também garantir a prevenção de várias patologias e o combate de doenças e carências do nosso organismo.

Embora a maioria das pessoas possa ainda associar nutrição a dieta e procure o nutricionista com o objetivo de emagrecer, devemos compreender, de uma vez por todas, que a contribuição da alimentação para a nossa saúde e bem-estar vai muito além disso: além do controlo do peso, impacta diretamente na prevenção e no combate a várias doenças e na aquisição de um estilo de vida mais saudável.

Na especialidade de Nutrição Clínica, terá acesso a uma assistência nutricional individual – diagnóstico nutricional com base nos dados clínicos, bioquímicos, antropométricos e alimentares – para controlo, gestão e aconselhamento sobre:

• Peso e Composição Corporal;
  • Alimentação em diversas patologias, como doenças crónicas não transmissíveis (Diabetes – tipo 2, Doença Cardiovascular, Hipertensão, Obesidade);
  • Alergias e intolerâncias alimentares;
  • Défices energéticos e nutricionais;
  • Doença celíaca;
  • Alimentação vegetariana ou outros padrões com restrições alimentares ideológicas ou involuntárias.
MARCAÇÃO DE CONSULTA

Equipa especializada em Nutrição Clínica

Focando a sua atenção na qualidade da avaliação clínica, a equipa da FISIOGlobal trabalha diariamente para proporcionar a cada utente a resposta mais adequada à sua condição, com a máxima qualidade e eficácia.

Esta forma de estar só é possível graças à combinação de uma equipa de trabalho interdisciplinar e altamente qualificada, com as mais recentes e distintas técnicas de intervenção na área da reabilitação, exercício clínico e bem-estar.

Ana Lopes
Nutrição

Licenciada em Ciências da Nutrição pela Faculdade de Ciências da Nutrição e Alimentação da Universidade do Porto. Mestre…

Ler mais… ›

Perguntas Frequentes de Nutrição Clínica

Além do controlo e da gestão do peso, o aconselhamento nutricional é essencial no caso de alergias ou intolerâncias alimentares (intolerância à lactose ou doença celíaca, por exemplo), mas também pode ter um papel muito importante na prevenção e estabilização de doenças como o cancro, a osteoporose, doenças pulmonares, doenças renais, entre outras.

Na consulta de nutrição, terá acesso a uma avaliação individualizada, ou seja, ser-lhe-á feito um diagnóstico nutricional com base nos dados clínicos, bioquímicos, antropométricos e alimentares e, com base nessa mesma avaliação, um posterior aconselhamento que vá ao encontro das suas necessidades e objetivos. Defendemos uma abordagem de (re)educação alimentar através da qual lhe serão dadas ferramentas para que, a longo prazo, consiga manter um estilo de vida mais equilibrado e saudável, atuando assim não só no combate, mas, sobretudo, na prevenção de inúmeras patologias.

A consulta de Nutrição é indicada para casos de controlo e gestão de peso, otimização da composição corporal, gestão alergias ou intolerâncias alimentares, prevenção de doenças cardiovasculares, controlo da tesão arterial e do colesterol e prevenção e estabilização de doenças como o cancro, a osteoporose, doenças pulmonares, doenças renais, entre outras. Podemos ainda necessitar do acompanhamento de um nutricionista em fases específicas da vida, como a gravidez, ou a preparação para uma competição, no caso de um atleta, por exemplo. Pode ainda procurar um nutricionista somente com o objetivo de melhorar a sua alimentação, para conquistar um estilo de vida mais equilibrado e saudável.

A consulta de Nutrição Clínica está indicada em várias situações. Desde logo, controlo, gestão e aconselhamento sobre:

• Peso e Composição Corporal;
  • Alergias e intolerâncias alimentares;
  • Défices energéticos e nutricionais;
  • Doença celíaca;

No que diz respeito à Nutrição Desportiva, esta é uma área da nutrição especializada e personalizada para o sucesso na prática desportiva (recreativa ou profissional). Entre outros, trabalham-se os objetivos de modulação da composição corporal, hipertrofia muscular e melhoria de performance desportiva.