Neuromodulação Percutânea Ecoguiada (NMPe)

Dor aguda e crónica, casos de ciática ou cervicobraquialgia, sensações como dormência, formigueiro, encortiçamento e choque elétrico são exemplos onde a NMPe será útil.

A neuromodulação percutânea ecoguiada (NMPe) é uma técnica da fisioterapia invasiva, que através de um estímulo elétrico é capaz de alterar a condução nervosa. Aplica-se através da pele, utilizando para o efeito uma agulha que atuará como elétrodo para que exista passagem da corrente num nervo, músculo, pele, ligamento ou cápsula articular. Regra o nervo é a estrutura que mais se intervenciona já que é ele que rege o bom funcionamento de todas as estruturas. Por questões de segurança e eficácia é um procedimento realizado sempre com ecografia em tempo real. É uma poderosa ferramenta na gestão dos quadros dolorosos e melhoria da função das estruturas que compõe determinada região anatómica, como por exemplo o ombro, a anca, o joelho, o pé ou a coluna cervical ou lombar. Foi desenvolvida para dar resposta, principalmente aos casos de dor de longa duração, dor crónica, que não encontravam resposta adequada com outro tipo de abordagens como a farmacológica, terapia manual, exercício e abordagens cognitivo-comportamentais.

A Fisioglobal, através do seu diretor Ricardo Amorim, é a grande referência nacional na área. Somos responsáveis pela introdução e promoção em Portugal da Fisioterapia Invasiva.

MARCAÇÃO DE CONSULTA

Casos clínicos

Aplicação da neuromodulação em atleta com cirurgia ao joelho (LCA) – Vitorino Antunes

Aplicação da neuromodulação em utente com hérnia discal lombar (ciática) – Joana Costa

Equipa especializada em Neuromodulação Percutânea Ecoguiada (NMPe)

Focando a sua atenção na qualidade da avaliação clínica, a equipa da Fisioglobal trabalha diariamente para proporcionar a cada utente a resposta mais adequada à sua condição, com a máxima qualidade e eficácia.

Esta forma de estar só é possível graças à combinação de uma equipa de trabalho interdisciplinar e altamente qualificada, com as mais recentes e distintas técnicas de intervenção na área da reabilitação, exercício clínico e bem-estar.

#

Ricardo Amorim
Licenciado em Fisioterapia, mestre em treino de alto rendimento desportivo, pós graduado em fisioterapia invasiva, osteoetiopata…

Ler mais… ›

Perguntas Frequentes sobre Neuromodulação Percutânea Ecoguiada (NMPe)

Em casos de dor aguda e com maior impacto em casos de dor crónica, independentemente da região corporal afetada. Portanto, sinais e sintomas como a dor, dormência, alteração de sensibilidade, défice de força, perda de mobilidade, sensação de choque elétrico e encortiçamento, sensação de peso e fadiga e hipersensibilidade na pele e cicatrizes são exemplos que podemos citar.

A sua aplicação não é dolorosa e não são necessárias muitas sessões. Depende do caso clínico porém regra entre 2 a 4 sessões atingem-se os objetivos pretendidos.

Com certeza. Num pós cirúrgico regra existem músculos que se encontram mais inibidos (fracos), áreas da pele, músculo e articulação que se encontram mais sensíveis além de existir presença de dor, pelo que a técnica nestas condições tem indicação máxima.

Sim. Medo extremo de agulhas, zona tumoral próxima, pace maker próximo, material de osteossíntese próximo, epilepsia e cardiopatas são exemplos de condições onde a técnica não deve ser realizada.