Medicina Desportiva

A Medicina Desportiva (MD) é uma especialidade médica reconhecida pela Ordem dos Médicos desde 2009, que acompanha não só as elites desportivas, como a população em geral que pratica exercício. Os portugueses estão cada vez mais a adotar um estilo de vida saudável, praticando regularmente exercício físico. Embora isso tenha vários benefícios à saúde global, uma consequência relacionada é um risco aumentado de lesão, quer traumática/ aguda quer crónica/ sobrecarga

O objetivo da Medicina Desportiva (MD) é ajudar de forma segura e efetiva quem procura praticar exercício físico, a fim de atingirem os seus objetivos. Assim sendo, é feita uma avaliação integrada do aparelho músculo-esquelético e osteo-articular do paciente para o tratamento das suas lesões desportivas.

Na FISIOGlobal, temos especialistas em Medicina Desportiva que tratam uma ampla variedade de condições físicas, incluindo traumas agudos, como fraturas, entorses, distensões e luxações; e lesões crónicas e de overuse como tendinopatias, roturas tendinosas, lesões da cartilagem articular e patologia discal lombar e cervical. A nossa abordagem assenta no conhecimento integral do impacto do desporto e do exercício no corpo de nossos utentes, de forma a elaborarmos planos de tratamento personalizados, adaptados às condições e necessidades específicas de cada utente.

MARCAÇÃO DE CONSULTA

Equipa especializada em Intervenções Minimamente Invasivas

Focando a sua atenção na qualidade da avaliação clínica, a equipa da FISIOGlobal trabalha diariamente para proporcionar a cada utente a resposta mais adequada à sua condição, com a máxima qualidade e eficácia.

Esta forma de estar só é possível graças à combinação de uma equipa de trabalho interdisciplinar e altamente qualificada, com as mais recentes e distintas técnicas de intervenção na área da reabilitação, exercício clínico e bem-estar.

#

José Luís Carvalho

Medico especialista em Medicina Física e de Reabilitação, com especialização em Medicina…

Ler mais… ›

#

Daniela Costa Martins

Médica especialista em Medicina Física e de Reabilitação (Internato de Formação Específica…

Ler mais… ›

Perguntas Frequentes de Medicina Desportiva

A Medicina Desportiva (MD) é uma especialidade médica reconhecida pela Ordem dos Médicos desde 2009, que acompanha não só as elites desportivas, como a população em geral que pratica exercício.

Os portugueses estão cada vez mais a adotar um estilo de vida saudável, praticando regularmente exercício físico. O objetivo da Medicina Desportiva (MD) é ajudar de forma segura e efetiva quem procura praticar exercício físico, a fim de atingirem os seus objetivos. Assim sendo, é feita uma avaliação integrada do aparelho músculo-esquelético e osteo-articular do paciente para o tratamento das suas lesões desportivas.

A Medicina Desportiva é responsável pelo tratamento de uma ampla variedade de condições físicas, incluindo traumas agudos, como fraturas, entorses, distensões e luxações; e lesões crónicas e de overuse como tendinopatias, roturas tendinosas, lesões da cartilagem articular e patologia discal lombar e cervical. A nossa abordagem assenta no conhecimento integral do impacto do desporto e do exercício no corpo de nossos pacientes, de forma elaborarmos planos de tratamento personalizados, adaptados às condições e necessidades específicas de cada paciente.

Algumas das lesões decorrentes da prática desportiva são:

  • Estiramento e rotura muscular;
  • Rotura do ligamento cruzado anterior;
  • Roturas ligamentares do tornozelo
  • Síndrome do stress tibial medial vulgo “canelite”
  • Contusão óssea e Edema Medular ósseo
  • Lesões da cartilagem articular
  • Conflito Femoro-acetabular da anca
  • Radiculopatia lombar, vulgo “ciática”;
  • Lesão dos músculos isquiotibiais, recto femoral (quadricipital) e gémeo;
  • Lesões no ombro;
  • Epicondilite lateral.