Joana Costa
Hérnia discal lombar (ciática)
Sinto uma melhoria muito significativa ao nível da dor, na ordem dos 80%. Nos últimos 15 dias não me recordo de ter dor, portanto estes tratamentos foram fantásticos.
A Joana estava proposta para cirurgia para debelar quadro longo de dor e incapacidade decorrente de hérnia discal lombar. Dor forte na lombar e na perna limitavam as tarefas mais básicas do dia-a-dia.
Ainda assim, recebeu indicação médica para vir ao nosso encontro. Seria a sua última tentativa antes da cirurgia.
Deu-se ao início à fisioterapia e a Joana surpreendeu-se com a qualidade de vida que começou a adquirir e nós surpreendemo-nos pelo compromisso da Joana, que com afinco, colocou em prática todas as nossas orientações.
Daqui conclui-se que:
1) evitou-se uma cirurgia;
2) o compromisso do utente é determinante em todos os processos de reabilitação;
3) raros são os casos onde a resolução de um determinado quadro ocorre de forma rápida, quase como se de um milagre se tratasse. Mais do que resultados a curto prazo, interessam-nos resultados a longo prazo;
4) ter uma hérnia e sintomas de longa duração, não significa que a única solução seja a cirurgia. Mais do que tratar, importa saber o que e como tratar e que mudanças deve o utente implementar no seu dia-a-dia, para que progressivamente se torne mais saudável.
Obrigado pela confiança, Joana!