Fisioterapia Pediátrica

A Fisioterapia Pediátrica é a especialidade da fisioterapia que atua na avaliação, diagnóstico e tratamento de condições neurológicas, de desenvolvimento, cardiorrespiratórias e ortopédicas em crianças, desde o seu nascimento até aos dezoito anos, com foco na melhoria da função e no aumento da independência. A abordagem fisioterapêutica em casos pediátricos tem benefícios não só no tratamento de patologias existentes, como também um grande impacto na promoção da saúde a longo prazo.

Cada criança tem um perfil muito próprio, e como tal, valorizamos a criação de ambientes adequados e confortáveis que possam ir ao encontro das expetativas e motivações da criança e respetivos pais, para que possamos maximizar resultados.

Na Fisioglobal intervimos em áreas essenciais ao desenvolvimento das crianças, como a fisioterapia respiratória, a osteopatia pediátrica e a terapia sacro-craniana. Os nossos especialistas são dotados de qualificações que permitem um cuidado integral da saúde das crianças, melhorando a sua qualidade de vida e das suas famílias.

MARCAÇÃO DE CONSULTA

Equipa especializada em Fisioterapia Pediátrica

Focando a sua atenção na qualidade da avaliação clínica, a equipa da Fisioglobal trabalha diariamente para proporcionar a cada utente a resposta mais adequada à sua condição, com a máxima qualidade e eficácia.

Esta forma de estar só é possível graças à combinação de uma equipa de trabalho interdisciplinar e altamente qualificada, com as mais recentes e distintas técnicas de intervenção na área da reabilitação, exercício clínico e bem-estar.

#

Hugo Cruz

Licenciado em Fisioterapia (ESS-IPP), Master em Técnicas Osteopáticas do Aparelho Locomotor pela Universidade Pontifícia de Salamanca…

Ler mais… ›

Perguntas Frequentes de Fisioterapia Respiratória

Centrada na melhoria da qualidade de vida das crianças dos 0 aos 18 anos, a Fisioterapia Pediátrica tem um papel determinante na reabilitação de algumas lesões, resultantes ou não do parto, mas todas comuns à idade pediátrica.

A intervenção pode envolver técnicas de massagem, mobilização, alongamento, correção postural, exercício terapêutico e educação. Sempre que se justifica, criam-se momentos lúdicos que permitam “aligeirar” o ambiente em torno da sessão, sem que a mesma seja naturalmente comprometida quanto à sua eficiência.

O fisioterapeuta pediátrico intervém em condições neurológicas, cardiorrespiratórias e músculo-esqueléticas, tais como:

  • Paralisia Cerebral;
  • Síndrome de Down;
  • Doenças Neuromusculares;
  • Problemas do foro respiratório;
  • Torcicolo congénito;
  • Alterações posturais, como a escoliose;
  • Pé boto;
  • Plagiocefalia;
  • Irritabilidade;
  • Alterações do sono;
  • Dores de cabeça;
  • Otites;
  • Alterações digestivas.

O papel do fisioterapeuta pediátrico passa pela abordagem especializada no desenvolvimento, avaliação, diagnóstico e tratamento da criança. Recorrendo a técnicas suaves e específicas, distintas das aplicadas em intervenções nos adultos, a reabilitação pediátrica representa um desafio acrescido pela necessidade primária da conquista da confiança da criança. O envolvimento da família é também um dos focos da atuação do fisioterapeuta, a fim de maximizar os resultados das intervenções.

Centrada na melhoria da qualidade de vida das crianças dos 0 aos 18 anos, a fisioterapia tem um papel determinante na reabilitação de algumas disfunções, resultantes ou não do parto, mas todas comuns à idade pediátrica. Quanto mais precoce for a intervenção, melhores serão os resultados a esperar. O adiamento do diagnóstico e tratamento, poderão originar tensões e assimetrias mais difíceis de reverter.