Biofeedback

O Biofeedback é uma técnica que tem como objetivo permitir o controlo voluntário de algumas funções fisiológicas das quais normalmente não temos consciência.

Através do biofeedback é possível medir a atividade dos músculos da zona pélvica e avaliar sua capacidade de coordenação e contração. Pode também ser utilizado como meio de relaxamento.

O propósito desta técnica é que consiga reconhecer os sinais do seu corpo e controlá-los de forma consciente, inicialmente com ajuda do equipamento de biofeedback, e depois autonomamente.

MARCAÇÃO DE CONSULTA

Casos clínicos

EPI na fasceíte plantar – Marta Gomes

EPI em rotura supraespinhoso e capsulite adesiva do ombro – Rui Santos

EPI na tendinose rotuliana – André Lopes

EPI na tendinose rotuliana – António Magalhães

Equipa especializada em Biofeedback

Focando a sua atenção na qualidade da avaliação clínica, a equipa da FISIOGlobal trabalha diariamente para proporcionar a cada utente a resposta mais adequada à sua condição, com a máxima qualidade e eficácia.

Esta forma de estar só é possível graças à combinação de uma equipa de trabalho interdisciplinar e altamente qualificada, com as mais recentes e distintas técnicas de intervenção na área da reabilitação, exercício clínico e bem-estar.

#

Camila Carvalho
Licenciada em Fisioterapia pelo Centro Universitário São Camilo (CUSC), especialista em Fisioterapia em Uroginecologia pela Universidade Federal…

Ler mais… ›

Perguntas Frequentes sobre Biofeedback

Geralmente, o biofeedback é utilizado integrado com outras intervenções terapêuticas, aumentando a eficácia do tratamento.

O biofeedback é indicado para o tratamento de diversas condições como, por exemplo, a incontinência urinária. A utilização desta técnica em conjunto com o treino dos músculos do pavimento pélvico, ajuda a melhorar a função desses músculos, reduzindo os sintomas.

Algumas das vantagens da utilização desta técnica são:

  1. É uma técnica não-invasiva;
  2. Permite encontrar novas formas de controlar o corpo;
  3. Poderá ser a solução para pessoas que não possam tomar algum tipo de medicação (p. ex. grávidas).