Barbotage

A Barbotage consiste num eficaz procedimento minimamente invasivo para o tratamento de calcificações tendinosas. O Fisiatra de Intervenção localiza os depósitos de cálcio no tendão (habitualmente situados no ombro) com recurso à Ecografia, aplica anestesia local e em seguida pica e aspira a calcificação sob controlo de imagem, até esvaziar o depósito cálcico.

À remoção parcial ou esvaziamento total do depósito cálcico está também associada uma absorção do cálcio pelo que corpo, que em conjunto resultam num alívio significativo dos sintomas relacionados.

Esta intervenção é apropriada quando o utente apresenta sintomas incapacitantes devido, por exemplo, a uma calcificação (também conhecida por tendinite calcificante) do ombro ou cotovelo.. Esta patologia ocorre quando cristais de cálcio ficam depositados num tendão, causando dor e dificultando a mobilidade do membro afetado.

A Barbotage é um procedimento seguro, rápido, eficiente e recorre à anestesia local, sendo nesse sentido também indolor.

MARCAÇÃO DE CONSULTA

Casos clínicos

EPI na fasceíte plantar – Marta Gomes

EPI em rotura supraespinhoso e capsulite adesiva do ombro – Rui Santos

EPI na tendinose rotuliana – André Lopes

EPI na tendinose rotuliana – António Magalhães

Equipa especializada em Barbotage

Focando a sua atenção na qualidade da avaliação clínica, a equipa da FISIOGlobal trabalha diariamente para proporcionar a cada utente a resposta mais adequada à sua condição, com a máxima qualidade e eficácia.

Esta forma de estar só é possível graças à combinação de uma equipa de trabalho interdisciplinar e altamente qualificada, com as mais recentes e distintas técnicas de intervenção na área da reabilitação, exercício clínico e bem-estar.

#

José Carvalho
Medico especialista em Medicina Física e de Reabilitação, com especialização em Medicina…

Ler mais… ›

Perguntas Frequentes sobre Barbotage

Sim. A Barbotage é um procedimento seguro que recorre à ecografia através dos equipamentos do mercado para, com segurança e eficácia aumentada, procedermos a estas intervenções.

A Barbotage é indicada para tratamento de calcificações tendinosas que podem afetar praticamente todos os tendões do ombro e cotovelo, apesar de existirem alguns com maior prevalência, como é o caso do tendão supraespinhoso no ombro (calcificação da coifa dos rotadores) ou o tendão tricipital no cotovelo.

A dor na realização de gestos desportivos ou em simples tarefas diárias é a queixa principal, podendo ser violenta, particularmente no ombro, existindo habitualmente dificuldade em dormir e défice de força.

Sim. A intervenção é rápida, eficiente e recorre à anestesia local, sendo nesse sentido também indolor. O tempo de recuperação é rápido, podendo apenas sentir algum desconforto causado pelo processo de absorção do cálcio.