Psicologia Clínica Infantil

A Psicologia Infantil, orientada para a faixa etária dos 3 aos 18 anos, debruça-se sobre o estado do desenvolvimento da criança, permitindo observar se está a desenvolver nos parâmetros esperados. A correta e especializada abordagem terapêutica permite diagnosticar e tratar eventuais desvios, potenciando o desenvolvimento harmonioso da criança.

Nesta especialidade lidamos com uma grande variedade de perturbações ao nível da saúde mental, do desenvolvimento e dos relacionamentos que surgem na infância e na adolescência. O nosso objetivo é promover o bem-estar emocional e o desenvolvimento pessoal, prevenindo e reduzindo o sofrimento e as disfunções psicológicas.

Na consulta de Psicologia Clínica Infantil da Fisioglobal irá encontrar especialistas que, através técnicas e abordagens como a psicoterapia, a avaliação do desenvolvimento infantil, a orientação escolar e vocacional, e aconselhamento parental, intervêm nesta fase importante da vida, prevenindo e tratando problemas psicológicos, cognitivos, emocionais e sociais. A Psicologia Clínica é, portanto, uma especialidade com um grande impacto na promoção de um desenvolvimento infantil saudável em todas etapas do crescimento.

MARCAÇÃO DE CONSULTA

Equipa especializada em Psicologia Clínica Infantil

Focando a sua atenção na qualidade da avaliação clínica, a equipa da Fisioglobal trabalha diariamente para proporcionar a cada utente a resposta mais adequada à sua condição, com a máxima qualidade e eficácia.

Esta forma de estar só é possível graças à combinação de uma equipa de trabalho interdisciplinar e altamente qualificada, com as mais recentes e distintas técnicas de intervenção na área da reabilitação, exercício clínico e bem-estar.

#

Ivone Ganso

Licenciado em Psicologia, especializou-se em Psicologia Clínica (consulta psicológica, psicoterapia e neuropsicologia) e pós-graduou-se em Terapia…

Ler mais… ›

Perguntas Frequentes de Psicologia Clínica Infantil

Quando uma criança assume comportamentos de agressividade e de egoísmo com grande resistência em partilhar, e se mostra insensível a terceiros, ou quando mente de forma compulsiva, pode não estar a passar apenas uma fase. Um padrão persistente de conduta agressiva e de desrespeito pelos direitos de terceiros pode revelar um transtorno de conduta.

A psicoterapia pode ajudar na regulação emocional e na autoestima e o autocontrolo da criança e, assim, permitir que ela consiga controlar melhor o seu comportamento potenciando o seu bem-estar.

A psicoterapia infantil procura ajudar as crianças e adolescentes a ultrapassarem dificuldades, potenciando a reflexão sobre a forma como se relacionam com as pessoas que as rodeiam.

  • Alguns dos benefícios da psicoterapia em crianças e adolescentes incluem:
  • Melhoria do humor e autoconfiança;
  • Prevenção e tratamento de distúrbios alimentares e comportamentais;
  • Desenvolvimento de competências de relacionamento;
  • Aquisição de técnicas para lidar com o stress diário.

A Orientação Vocacional é um processo focado no domínio do equilíbrio entre os interesses, competências e objetivos dos jovens, e as exigências do mundo do trabalho. Este processo de orientação proporciona ferramentas de compreensão do potencial intelectual e emocional, permitindo aferir o percurso formativo ou profissional mais adequado.

O aconselhamento parental é um serviço que pretende aconselhar e orientar os pais e educadores na desafiante tarefa de educar os filhos, procurando facultar ferramentas facilitadoras da tarefa educativa, com o objectivo de diminuir as dificuldades de foro psicológico ou psicopedagógico e melhorar o bem-estar da criança ou adolescente em ambiente familiar.

Trata-se, portanto, de um processo de constantes adaptações e desafios que implica uma contínua aprendizagem de todos os intervenientes.