Nutrição Pediátrica

A adoção de um estilo de vida equilibrado, nomeadamente no que diz respeito à alimentação, deve ser incutida nas crianças desde cedo. É muito importante que haja, desde tenra idade, uma boa educação alimentar ou uma reeducação no caso de já terem sido adquiridos hábitos menos positivos. E, de facto, sabemos que a infância é a fase da vida em que estamos mais predispostos para aprender e para criar padrões de comportamento que, depois, nos acompanharão ao longo da vida. Se, desde cedo, influenciarmos a criança a fazer escolhas saudáveis e dermos esse mesmo exemplo, no contexto familiar, é muito provável que a criança mantenha esse comportamento na vida adulta. Daí a importância da nutrição pediátrica e de não deixarmos para a fase adulta a intervenção sobre hábitos ou comportamentos menos positivos.

De facto, a nutrição infantil ou pediátrica tem vindo a assumir-se cada vez mais como um dos sérios determinantes da saúde do adulto. Além da garantia de um crescimento e desenvolvimento saudáveis, os hábitos alimentares adquiridos na infância vão também prevenir doenças crónicas, como a diabetes ou a obesidade infantil, por exemplo.

Desde a mais precoce imaturidade fisiológica até ao completo desenvolvimento imunológico, passando por fases de elevada vulnerabilidade física e social, a idade pediátrica é considerada uma janela de ação basilar onde assenta a modulação do estado nutricional do futuro adulto.

Na FISIOGlobal temos disponível um acompanhamento nutricional específico para crianças e adolescentes até aos 18 anos. Neste contexto, além do aconselhamento para a melhoria de hábitos alimentares, a nutrição pediátrica pode também ser uma ferramenta útil na otimização da composição corporal e da performance, tendo em vista o sucesso desportivo do atleta jovem.

MARCAÇÃO DE CONSULTA

Equipa especializada em Nutrição Pediátrica

Focando a sua atenção na qualidade da avaliação clínica, a equipa da FISIOGlobal trabalha diariamente para proporcionar a cada utente a resposta mais adequada à sua condição, com a máxima qualidade e eficácia.

Esta forma de estar só é possível graças à combinação de uma equipa de trabalho interdisciplinar e altamente qualificada, com as mais recentes e distintas técnicas de intervenção na área da reabilitação, exercício clínico e bem-estar.

#

Ana Lopes
Nutrição

Licenciada em Ciências da Nutrição pela Faculdade de Ciências da Nutrição e Alimentação da Universidade do Porto. Mestre…

Ler mais… ›

Perguntas Frequentes de Nutrição Pediátrica

Na consulta de nutrição, terá acesso a uma avaliação individualizada, ou seja, ser-lhe-á feito um diagnóstico nutricional com base nos dados clínicos, bioquímicos, antropométricos e alimentares e, com base nessa mesma avaliação, um posterior aconselhamento que vá ao encontro das suas necessidades e objetivos. No caso da consulta de nutrição pediátrica, é realizada a medição da altura, uma vez que a monitorização do crescimento e desenvolvimento da criança/adolescente é outro propósito deste acompanhamento.

Defendemos uma abordagem de (re)educação alimentar através da qual lhe serão dadas ferramentas para que, a longo prazo, consiga manter um estilo de vida mais equilibrado e saudável, atuando assim não só no combate, mas, sobretudo, na prevenção de inúmeras patologias.

Na FISIOGlobal temos disponível um acompanhamento nutricional específico para crianças e adolescentes até aos 18 anos, que devem ser sempre acompanhadas pelo encarregado de educação. Neste contexto, além do aconselhamento para a melhoria de hábitos alimentares, a nutrição pediátrica pode também ser uma ferramenta útil na otimização da composição corporal e da performance, tendo em vista o sucesso desportivo do atleta jovem.

A nutrição infantil ou pediátrica tem vindo a assumir-se cada vez mais como um dos sérios determinantes da saúde do adulto. Além da garantia de um crescimento e desenvolvimento saudáveis, os hábitos alimentares adquiridos na infância vão também prevenir doenças crónicas, como a diabetes ou a obesidade infantil, por exemplo. É muito importante que haja, desde tenra idade, uma boa educação alimentar ou uma reeducação no caso de já terem sido adquiridos hábitos menos positivos. E, de facto, sabemos que a infância é a fase da vida em que estamos mais predispostos para aprender e para criar padrões de comportamento que, depois, nos acompanharão ao longo da vida.

Sim. Além do aconselhamento para a melhoria de hábitos alimentares, a nutrição pediátrica pode também ser uma ferramenta útil na otimização da composição corporal e da performance, tendo em vista o sucesso desportivo do atleta jovem.