Fisioterapia Uroginecológica
A Fisioterapia Uroginecológica é uma área de intervenção que atua na prevenção e no tratamento de disfunções do pavimento pélvico. Por pavimento pélvico, entenda-se o conjunto de músculos que se situam na base da nossa pélvis. Algumas das patologias mais comuns associadas ao pavimento pélvico são: a incontinência urinária, os prolapsos, a dor perineal, alterações do trânsito intestinal e as disfunções sexuais. Além de atuar na prevenção e no tratamento destas disfunções, a consulta desta especialidade pode ser também muito importante numa fase de pré-concepção (para quem quer engravidar), com impacto na fertilidade, durante toda a gravidez e na reabilitação pós-parto, seja este vaginal ou cesariana.
A gravidez é, efetivamente, um dos fatores que mais pode contribuir para que a mulher venha a sofrer de alguma das disfunções acima referidas. As alterações hormonais, o aumento do peso abdominal e o próprio parto estão diretamente relacionados com a probabilidade de perdermos força nos músculos do pavimento pélvico e, consequentemente, de perdermos também a capacidade de os contrair de forma eficaz. Nesta perda, encontra-se, em muitos casos, a origem de uma alteração do funcionamento dos órgãos pélvicos (bexiga, útero, vagina ou reto, por exemplo).
A Fisioterapia Uroginecológica é realizada por um fisioterapeuta especializado em ginecologia ou obstetrícia e pode recorrer a várias metodologias de intervenção de acordo com o objetivo do tratamento: electroestimulação, biofeedback e ginástica abdominal hipopressiva são alguns exemplos.