Terapia Manual Avançada

A Terapia Manual Avançada é uma especialidade da fisioterapia que consiste na aplicação de um conjunto de métodos e técnicas que atuam no tratamento de condições neuro-músculo-esqueléticas.

Maioritariamente realizada com as mãos (sendo esta especialidade, em alguns casos, coadjuvada com determinados equipamentos) as técnicas aplicadas no âmbito da terapia manual influenciam positivamente o tecido muscular, ósseo, fascial, vascular e nervoso, à custa de técnicas de mobilização, manipulação, massagem, alongamento e reforço muscular. A terapia manual avançada tem especial interesse em fases mais precoces dos processos de reabilitação, onde a gestão do quadro doloroso é um dos maiores objetivos a alcançar.

Na FISIOGlobal, o plano de tratamento é personalizado de acordo com a condição de cada utente. Com base numa avaliação minuciosa, as técnicas de Terapia Manual Avançada são integradas no tratamento de forma única e adaptada às necessidades específicas da condição clínica, de forma a que o utente progrida em direção aos seus objetivos de saúde.

MARCAÇÃO DE CONSULTA

Equipa especializada em Terapia Manual Avançada

Focando a sua atenção na qualidade da avaliação clínica, a equipa da FISIOGlobal trabalha diariamente para proporcionar a cada utente a resposta mais adequada à sua condição, com a máxima qualidade e eficácia.

Esta forma de estar só é possível graças à combinação de uma equipa de trabalho interdisciplinar e altamente qualificada, com as mais recentes e distintas técnicas de intervenção na área da reabilitação, exercício clínico e bem-estar.

#

Ricardo Amorim

Licenciado em Fisioterapia, mestre em treino de alto rendimento desportivo, pós graduado em fisioterapia invasiva, osteoetiopata…

Ler mais… ›

#

Hugo Cruz

Licenciado em Fisioterapia (ESS-IPP), Master em Técnicas Osteopáticas do Aparelho Locomotor pela Universidade Pontifícia de Salamanca…

Ler mais… ›

#

Tiago Ferrete

Licenciado em Fisioterapia pela Escola Superior de Saúde do Porto, Mestre na Especialização do Movimento Humano pela Escola Superior de Saúde…

Ler mais… ›

Perguntas Frequentes de Terapia Manual Avançada

A Terapia Manual Avançada é uma especialidade da fisioterapia que consiste num conjunto de métodos e técnicas que atuam no tratamento de condições neuro-músculo-esqueléticas, por positivamente influenciarem o tecido ósseo, muscular, fascial, vascular e nervoso.

Maioritariamente realizada com as mãos (sendo em alguns casos, coadjuvada com determinados equipamentos) a terapia manual avançada tem especial interesse em fases mais precoces dos processos de reabilitação, onde a gestão do quadro doloroso é um dos objectivos major a alcançar. Porém, sempre que possível, estratégias terapêuticas ativas, como o exercício, devem acompanhar a Terapia Manual.

O Método POLD® é, seguramente, uma das técnicas mais eficazes, suaves e com menos contra-indicações disponíveis na FISIOGlobal. Consiste na aplicação de uma mobilização oscilatória, passiva e rítmica, com frequência de ressonância, que é mantida durante toda a sessão de tratamento, e que permite alcançar efeitos neurofisiológicos e biomecânicos de grande eficácia terapêutica.

A sua aplicação tem apresentado excelentes resultados, que se prolongam no tempo, sobretudo em lesões da coluna vertebral (hérnia discal lombar e cervical), em processos degenerativos das articulações (artroses), lesões desportivas, recuperação pós-cirúrgica e nas patologias que causam dor e alterações da mobilidade articular.

A Terapia Instrumental Quiropráxica (TIQ) é um revolucionário método instrumental de quiropraxia, sendo a segunda técnica mais utilizada no mundo, que aporta os mesmos resultados e benefícios do método manual, com a vantagem de ser mais confortável e seguro para o utente.

Oriunda da quiropraxia, esta técnica consiste no equilíbrio do corpo através de uma manipulação realizada por um instrumento mecânico com força pré-definida, no sentido da correção da disfunção ou subluxação. Indicada para o tratamento das restrições biomecânicas, distúrbios posturais, dores agudas e crónicas, com a ajuda de um pequeno instrumento que produz um impulso suave, restabelecendo uma amplitude normal não dolorosa nas articulações e relaxamento de toda a musculatura associada.

O resultado é imediato, sendo um método que se destina a todos, da pediatria à geriatria, sem esquecer as patologias desportivas.