Fisioterapia Músculo-Esquelética

A Fisioterapia Músculo-Esquelética é a área de intervenção que visa a prevenção, avaliação, tratamento e potenciação de condições relacionadas com o sistema muscular, esquelético e nervoso. Nesta área clínica, elaboramos planos de reabilitação a pensar nas necessidades de cada utente, atendendo à sua patologia, limitações, objetivos e expectativas apresentadas.

Num processo de reabilitação todos os fatores contam para o sucesso. O objetivo passa sempre por permitir que o utente tenha um nível máximo de funcionalidade e de independência, melhorando a sua qualidade de vida de uma forma geral. O envolvimento ativo do utente é essencial para o êxito do processo, tanto a nível físico, como emocional e social.

Na Fisioglobal contamos com as especialidades de Fisioterapia Invasiva, Terapia Manual Avançada, Reeducação Postural Global (RPG), Reabilitação Vestibular, que nos permitem de forma multidisciplinar repor o normal funcionamento do sistema neuro-músculo-esquelético. O campo de atuação é abrangente e como tal os sintomas associados a um leque diversificado de patologias são, na generalidade dos casos, eliminados. Importa reforçar que, além da eliminação do sintoma, somos motivados a implementar planos terapêuticos sérios, que visem a correção de todas as causas inerentes a um dado sintoma, porque tão ou mais importante do que eliminar um sintoma, é a correção da causa desse mesmo sintoma.

Especialidades

Terapia Manual Avançada

A Terapia Manual Avançada é uma especialidade da fisioterapia que consiste na aplicação de um conjunto de métodos e técnicas que atuam no tratamento de condições neuro-músculo-esqueléticas. As técnicas aplicadas no âmbito da terapia influenciam positivamente o tecido muscular, ósseo, fascial, vascular e nervoso…

Saiba mais
Fisioterapia Invasiva

Fisioterapia Invasiva

A Fisioterapia Invasiva é uma especialidade relativamente recente da fisioterapia que inclui técnicas que envolvem na sua generalidade a utilização de um ecógrafo para que se aumente a eficácia e segurança dos procedimentos realizados com uma agulha de diâmetro reduzido, não biselada e não oca. A utilização da agulha comporta…

Saiba mais

Reeducação Postural Global (RPG)

A Reeducação Postural Global – RPG®, importada da França, é um dos métodos mais eficazes na prevenção e/ou tratamento de alterações posturais e dores que possam decorrer das mesmas. O seu sucesso deve-se ao facto de abordar o corpo humano como um todo, partindo sempre do sintoma…

Saiba mais

Reabilitação Vestibular

A reabilitação vestibular é um tratamento especializado e não invasivo, que visa os distúrbios vestibulares primários e secundários. Baseia-se na neuroplasticidade do sistema nervoso central (SNC) e a utilização de exercícios para o restabelecimento e manutenção do equilíbrio corporal para reduzir quadros de vertigem, tonturas, instabilidade…

Saiba mais

Tecnologia de Vanguarda

Magnetoterapia, terapia indutiva de alta potência, sistema super indutivo ou eletromagnetismo de alta intensidade, são designações diferentes, porém todos se referem ao mesmo, e a Fisioglobal utiliza este recurso terapêutico num sem número de casos clínicos.

Saiba mais

Perguntas Frequentes de Fisioterapia Músculo-Esqueléticas

A Fisioterapia Músculo-Esquelética, tal como o nome indica, é a área de intervenção que visa a prevenção, avaliação, tratamento e potenciação de condições relacionadas com o sistema muscular, esquelético e nervoso. Nesta área clínica, elaboramos planos de reabilitação a pensar nas necessidades de cada utente, atendendo à sua patologia, limitações, objetivos e expectativas apresentadas.

A dor músculo-esquelética acomete uma significativa percentagem de utentes, sendo uma sintomatologia persistente, em alguns casos incapacitante e com facilidade de persistir no tempo. Esta dor pode afetar estruturas como os ossos, músculos, ligamentos, tendões e nervos, e pode ser localizada numa determinada área corporal ou estar presente inclusivamente em várias regiões corporais.

Condições como a dor lombar (lombalgia), tendinite, dor muscular (mialgia), fratura, artrose e nevrite, geram dos tipos mais comuns de dor músculo-esquelética.

O objetivo da Fisioterapia Músculo-Esquelética passa sempre por permitir que o utente atinja um nível máximo de funcionalidade e de independência, melhorando a sua qualidade de vida de uma forma geral.

Dependendo do tipo de utente, patologia e tratamentos realizados, a Fisioterapia Músculo-Esquelética pode incluir benefícios como:

  • Evitar a cirurgia, ou quando a cirurgia é necessária realizar um adequado pré-operatório e naturalmente um eficaz pós operatório;
  • Melhorar os padrões de movimento;
  • Diminuir/eliminar dor;
  • Melhorar o equilíbrio, prevenindo por exemplo quedas;
  • Recuperar/prevenir lesões traumáticas, degenerativas e de sobrecarga.