Intervenções Minimamente Invasivas

As Intervenções Minimamente Invasivas têm ganhado cada vez maior destaque na intervenção do fisiatra, potenciando a eficiência e rapidez do tratamento, otimizando os resultados e acelerando a reabilitação do utente.

Por se tratarem de intervenções locais e milimétricas, na FISIOGlobal são sempre realizadas com recurso a um ecógrafo de última geração, que permite a visualização das estruturas a intervencionar, aproximando a acuidade da intervenção da sua máxima eficácia e potenciando a probabilidade de sucesso do tratamento.

A avaliação criteriosa, estrutural e imagiológica, associada a um diagnóstico preciso e ao trabalho de uma equipa multiprofissional, constituída pelo fisiatra e os fisioterapeutas, transformam este serviço numa referência europeia na área da reabilitação e da otimização da performance.

As técnicas de intervenção músculo-esquelética de que dispomos incluem:

  • Viscossuplementação articular e PRP (Factores de Crescimento) na artrose
  • Bloqueios electivos de nervos articulares na artrose avançada/ Dor Crónica articular
  • Infiltração ecoguiada na bursite
  • Hidrodistensão capsular na capsulite adesiva
  • Barbotage e lavagem de calcificações na tendinopatia cálcica do ombro
  • Procedimentos aspirativos em lesões musculares, derrames articulares e quistos (sinoviais, de Baker)
  • Microtenotomia percutânea ecoguiada e injeção de PRP na tendinopatia crónica/ tendinose e fasceíte plantar
  • Libertação percutânea ecoguiada de túnel cárpico
  • Libertação percutânea ecoguiada de dedo em gatilho/ mola

Estes procedimentos podem estar indicados em casos de roturas musculares, bursites, tenossinovites, tendinoses, tendinopatias cálcicas, lesões da cartilagem, artroses (ombro, punho e mão, anca, joelho e tornozelo), epicondilites, quistos sinoviais e de Baker, síndromes de compressão de nervo periférico (canal cárpico, meralgia parestésica), fasceítes plantares e neuroma de Morton, entre outras.

MARCAÇÃO DE CONSULTA

Equipa especializada em Intervenções Minimamente Invasivas

Focando a sua atenção na qualidade da avaliação clínica, a equipa da FISIOGlobal trabalha diariamente para proporcionar a cada utente a resposta mais adequada à sua condição, com a máxima qualidade e eficácia.

Esta forma de estar só é possível graças à combinação de uma equipa de trabalho interdisciplinar e altamente qualificada, com as mais recentes e distintas técnicas de intervenção na área da reabilitação, exercício clínico e bem-estar.

#

José Luís Carvalho

Medico especialista em Medicina Física e de Reabilitação, com especialização em Medicina…

Ler mais… ›

#

Daniela Costa Martins

Médica especialista em Medicina Física e de Reabilitação (Internato de Formação Específica…

Ler mais… ›

Perguntas Frequentes de Intervenções Minimamente Invasivas

As Intervenções Minimamente Invasivas são procedimentos locais e milimétricos, realizados com recurso a um ecógrafo de última geração, que permite a visualização das estruturas a intervencionar, aproximando a acuidade da intervenção da sua máxima eficácia, potenciando a probabilidade de sucesso do tratamento e acelerando a reabilitação do utente.

PRP significa Plasma Rico em Plaquetas, também conhecido como Fatores de Crescimento, apesar do segundo ser um subproduto do primeiro. É um composto autólogo, ou seja, do próprio indivíduo. Colhe-se sangue do doente, é colocado a centrifugar segundo determinado protocolo, são separadas as várias frações do sangue e colhida apenas a parte do Plasma que é rica em Plaquetas/ Fatores regenerativos/ Fatores anti-inflamatórios.

Esse componente é depois injetado sob minucioso controlo de imagem no local exato da lesão, de forma a acelerar o processo regenerativo da cartilagem, tendão ou músculo.

A Viscossuplementação Articular é uma técnica de intervenção que consiste na aplicação intra-articular de ácido hialurónico para o tratamento de lesões da cartilagem e osteoartrose. A lógica científica relaciona-se com o restabelecimento de quantidade e qualidade adequada de ácido hialurónico ao nível da articulação, quer na cartilagem (saudável, é constituída por cerca de 80% de ácido hialurónico) quer no próprio líquido sinovial, aumentando fenómenos físicos de absorção de choques e lubrificação, assim como controlo de agravamentos inflamatórios.

Barbotage é um procedimento minimamente invasivo para o tratamento de calcificações tendinosas. O Fisiatra de Intervenção localiza os depósitos de cálcio no tendão (habitualmente ombro) com Ecografia, aplica anestesia local e em seguida pica e aspira a calcificação sob controlo de imagem, até esvaziar o depósito cálcico. A Barbotage consiste num procedimento seguro, rápido, eficiente e recorre à anestesia local, sendo nesse sentido também indolor.