Pilates Clínico

O Pilates é um sistema de condicionamento físico que trabalha desde a musculatura mais profunda até à mais periférica, principalmente abdominais, costas e glúteos. Através de um conjunto de movimentos controlados e metódicos, proporciona um aumento da elasticidade e da flexibilidade, define e tonifica o corpo e ajuda-nos, sobretudo, a conhecê-lo melhor. Pode ser também um importante aliado do equilíbrio mental, uma vez que melhora o nosso autoconhecimento e diminui os níveis de ansiedade e stress. É também uma modalidade indicada em situações de deficiência física e reabilitação, podendo funcionar como um excelente exercício de fisioterapia, nestes casos.

Além destes, muitos outros benefícios estão associados à prática do Pilates:

  • Melhoria da postura, a coordenação e o equilíbrio;
  • Aumento da densidade óssea;
  • Fortalecimento da musculatura;
  • Diminuição do risco de desgaste articular;
  • Estimulação do sistema circulatório e oxigenação do sangue;
  • Melhoria da capacidade respiratória;
  • Aumento da capacidade de concentração;
  • Promoção do relaxamento e do equilíbrio mental.

O Pilates Clínico

O método clínico visa, através de exercícios com diferentes materiais tais como bola, magic circle, ou foam roller, promover o equilíbrio entre o corpo e mente. Assenta em princípios de controlo da respiração, aumento da endurance e da mobilidade corporal global, controlo motor e da fluidez, melhoria da estabilidade, potenciação da concentração e desenvolvimento de força muscular.

A prática do Pilates Clínico pode ser especialmente indicada na recuperação e prevenção de patologias da coluna, na preparação pré-parto, na recuperação pós-parto, para o fortalecimento e tonificação muscular, aumento da flexibilidade, alinhamento corporal, melhoria da respiração e da consciência corporal, diminuição do stress e otimização da coordenação motora.

A escolha dos exercícios advém de uma avaliação pormenorizada, que pretende aferir os défices de mobilidade, estabilidade, coordenação motora e força global, para que se possa intervir no alivio da dor (se presente), na área da correção postural, ou mesmo na prevenção e otimização da qualidade de vida. É um método que adapta facilmente a intensidade dos exercícios sendo, por isso, indicado para todas as gerações.

MARCAÇÃO DE CONSULTA

Equipa especializada em Pilates Clínico

Focando a sua atenção na qualidade da avaliação clínica, a equipa da FISIOGlobal trabalha diariamente para proporcionar a cada utente a resposta mais adequada à sua condição, com a máxima qualidade e eficácia.

Esta forma de estar só é possível graças à combinação de uma equipa de trabalho interdisciplinar e altamente qualificada, com as mais recentes e distintas técnicas de intervenção na área da reabilitação, exercício clínico e bem-estar.

#

Daniela Borges

Licenciada em Fisioterapia, possui formação avançada em Pilates Clínico e na área da Terapia Manual. Faz parte integrante do restrito grupo…

Ler mais… ›

#

Rute Gil

Licenciada em Fisioterapia, tem pautado o seu estudo pelo conhecimento e domínio do movimento humano, em particular, o relacionado com…

Ler mais… ›

Perguntas Frequentes de Pilates Clínico

O Pilates dito “tradicional” é uma modalidade que tem como principal objetivo o condicionamento físico. No chão, em aparelhos específicos ou até com recurso a alguns acessórios, são propostos exercícios que treinam desde a musculatura mais profunda, à mais periférica, incidindo particularmente nas costas, nos glúteos e na musculatura abdominal. O método clínico distingue-se do tradicional pela adaptação dos exercícios à área terapêutica, com vista à prevenção de lesões músculo-esqueléticas e enquanto tratamento de reabilitação ou apenas na promoção do bem-estar e da qualidade de vida do utente. Assenta em princípios de controlo da respiração, aumento da endurance e da mobilidade corporal global, controlo motor e da fluidez, melhoria da estabilidade, potenciação da concentração e desenvolvimento de força muscular. Requer uma avaliação da condição física individual e rigorosa, antes do início da prática e pode ser indicado para indivíduos com alterações posturais, fibromialgia, problemas articulares, lombalgia, cervicalgia, hérnias discais, tensão muscular, recuperação pós-parto, entre outras.

Sim. O método clínico torna o Pilates acessível a todos, pois permite adaptar os exercícios à condição de cada pessoa, podendo, assim, ser parte integrante de um plano de reabilitação, por exemplo, de uma entorse de um tornozelo, de uma hérnia cervical ou até de um pós-parto. Os exercícios realizados, no âmbito do Pilates Clínico, quando prescritos e orientados por um fisioterapeuta especializado, tornam a prática mais segura e mais direcionada para a obtenção de um determinado resultado.

Esta é uma questão que vai depender de muitos fatores, desde logo, a condição individual de cada utente: nomeadamente objetivos, necessidades e limitações. Na FISIOGlobal, a nossa equipa de profissionais fará uma avaliação completa e integrada de cada caso, por forma a propor-lhe a solução que melhor se adequar a si. O Pilates poderá sim, fazer parte do seu plano de intervenção, contudo a regularidade e intensidade da prática dependerá sempre de pessoa para pessoa.

Salvo indicação médica em contrário, sim. A prática de Pilates Clínico, adaptada a cada trimestre da gravidez, pode não só favorecer todo o processo da gestação, nomeadamente ajudando a fortalecer a capacidade de contração e relaxamento dos músculos do pavimento pélvico e prevenindo/atenuando a dor na região lombar, como auxiliar na recuperação após o parto, por exemplo, prevenindo ou fazendo parte da recuperação de diástase abdominal. Em suma, o Pilates Clínico pode e deve fazer parte de um plano de exercício específico para a gravidez e para a recuperação no pós-parto.