Hidroterapia

A hidroterapia ou fisioterapia em meio aquático é um recurso muito utilizado nos planos de tratamento e reabilitação das mais diversas situações clínicas. Tem resultados comprovados e revela-se altamente eficaz na intervenção em pacientes que apresentam disfunções ortopédicas, neurológicas ou respiratórias. Na hidroterapia, o profissional tira partido dos benefícios terapêuticos da água para proporcionar ao utente as melhores condições para a realização de movimentos que, no solo, poderia estar mais limitada. A imersão em água aquecida tem, além disso, propriedades relaxantes e analgésicas. Destacamos então, como principais benefícios da terapia em meio aquático:

  • Possibilita a realização de exercícios com baixo impacto para as articulações que suportam o peso do corpo e para as costas, diminuindo assim também o risco de lesão;
  • A resistência da água assegura que o utente não trabalha além das suas capacidades;
  • Estimula o treino de equilíbrio e propriocepção, devido à instabilidade causada pela água;
  • A frequência cardíaca durante a prática de exercício dentro de água é mais baixa do que quando se treina com uma intensidade similar, fora de água;
  • Proporciona um aumento, ou pelo menos a manutenção, da densidade óssea;
  • Permite o trabalho de músculos que raramente são utilizados forma de água;
  • A pressão hidrostática melhora a circulação sanguínea e ajuda a diminuir a retenção de líquidos;
  • Existe uma menor probabilidade de ter dores musculares no dia seguinte à realização dos exercícios;

Além dos benefícios físicos, a hidroterapia contribui também para a saúde psicológica e para a sensação generalizada de bem-estar do utente.

MARCAÇÃO DE CONSULTA

Equipa especializada em Hidroterapia

Focando a sua atenção na qualidade da avaliação clínica, a equipa da Fisioglobal trabalha diariamente para proporcionar a cada utente a resposta mais adequada à sua condição, com a máxima qualidade e eficácia.

Esta forma de estar só é possível graças à combinação de uma equipa de trabalho interdisciplinar e altamente qualificada, com as mais recentes e distintas técnicas de intervenção na área da reabilitação, exercício clínico e bem-estar.

#

Rute Gil

Licenciada em Fisioterapia, tem pautado o seu estudo pelo conhecimento e domínio do movimento humano, em particular, o relacionado com…

Ler mais… ›

#

Jaime Sousa

Licenciado em Fisioterapia, tem dedicado o seu percurso a aprofundar conhecimento no trabalho de prevenção e recuperação de lesões…

Ler mais… ›

Perguntas Frequentes de Hidroterapia

São várias as vantagens fisiológicas do exercício na água, durante a gestação: aumenta o índex de líquido amniótico, permite uma menor acumulação de ácido láctico, facilita a dissipação do aumento da temperatura durante a atividade, diminui a retenção de líquidos e promove um relaxamento generalizado mais facilmente.

Beneficiando da diminuição da ação da gravidade dentro de água, é também mais fácil e confortável para a grávida suportar o seu peso nestas condições, realizando assim os exercícios com mais liberdade e agilidade de movimentos, aumentando o gasto energético e reduzindo a possibilidade de perda involuntária de urina pelo esforço, por exemplo.

Na FISIOGlobal, a intervenção do fisioterapeuta será sempre personalizada, de acordo com as necessidades de cada grávida.

A hidroterapia pode ser indicada para pacientes que possuem quadros de dor crónica, disfunções ortopédicas, musculoesqueléticas, respiratórias, reumatológicas e neurológicas. A terapia em meio aquático também está indicada para grávidas, por exemplo, para a manutenção da qualidade de vida de pacientes idosos ou para outras situações de utentes que, por algum motivo, não possam realizar a fisioterapia convencional.

Num processo de reabilitação, a hidroterapia tira partido das propriedades da água para tornar o tratamento mais seguro e eficaz. Pode ser indicada para auxiliar na diminuição da dor e do edema proveniente da lesão, como forma de relaxar a musculatura e permitindo também a realização de exercícios com mais facilidade e menos dor do que seriam executados fora de água.

Assim que permitido pelo médico, a hidroterapia pode ser um importante recurso de tratamento logo após o pós-operatório em disfunções ortopédicas e musculoesqueléticas. Nesses casos, o fisioterapeuta pode colocar o paciente em flutuação total e realizar os movimentos necessários.

Sim. Um dos principais objetivos da fisioterapia desportiva será sempre fazer com que o atleta lesionado se recupere o mais rapidamente possível e de forma sempre segura. A hidroterapia pode ser uma ferramenta útil, neste processo de recuperação, seguro, rápido e eficaz. Como permite uma maior liberdade na execução dos movimentos e tem muito menor impacto nas articulações, a hidroterapia é muitas vezes o primeiro recurso indicado pelos médicos a atletas com lesões agudas ou que estão em fase de pós-operatório. Além disso, a terapia dentro de água irá também ter um impacto positivo no ganho ou, pelo menos, na manutenção da força muscular, o que será muito importante para minimizar o impacto da lesão na performance, sobretudo até que o atleta possa retomar os treinos, ainda que de forma condicionada.