Exercício
Não podemos dissociar o exercício físico da saúde. Mais do que nunca, num contexto em que a maioria das pessoas vive uma vida stressante e, tendencialmente, sentada, a prática de exercício físico deve ser encarada como uma componente fundamental e terapêutica do dia-a-dia.
São mais do que muitos os benefícios associados a uma vida ativa: desde logo, a prevenção ou gestão de disfunções muito comuns na sociedade atual, como os AVC e os enfartes. Além disso, e por estimular a produção de endorfinas, a prática regular de exercício físico poderá ser responsável pela alteração da perceção e do controlo da dor, pela sensação de bem-estar, redução dos níveis de stress e ansiedade, alívio das tensões musculares, melhoria da qualidade do sono, entre muitos outros.
Sendo um fator que influencia de forma tão importante a nossa saúde, o exercício físico deve ser planeado, prescrito e orientado de forma rigorosa e totalmente personalizada às características e objetivos de cada indivíduo. Cada pessoa é única, no seu potencial, nas suas limitações, nas suas ambições e nos seus projetos e, por isso, faz sentido que cumpra um plano delineado com base nessas condicionantes. Só desta forma, conseguimos garantir resultados seguros, eficazes e consistentes.
Exercício Físico na Gravidez
A prática de exercício físico durante a gravidez pode trazer inúmeros benefícios para a futura mamã e para o seu bebé, desde que planeada e supervisionada por um profissional com formação para o efeito.
Manter-se ativa através da prática regular de exercício físico durante a gravidez, contribuirá para a prevenção e para o controlo de algumas condições, tais como:
- O aumento dos níveis de energia e capacidade cardiovascular e respiratória;
- O controlo do peso e melhoria da autoconfiança;
- A diminuição da dor lombar e edema nos membros inferiores e superiores;
- A prevenção de varizes e o do risco de trombose;
- O controlo da diabetes gestacional, obstipação e tensão arterial;
- O controlo na instabilidade do humor e cansaço, melhorando a qualidade do sono;
- Diminuição da probabilidade de partos pré-termos;
- Controlo do peso do feto;
- A recuperação pós-parto mais fácil.